quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O INÍCIO DE CADA ANO (Projeto de vida)

O início de cada ano é sempre data propícia para organizar a vida. Em todos os seus aspectos: família, trabalho, sonhos, relacionamentos.
A ideia de recomeço traz consigo a sensação prazerosa de esperança e de felicidade, assim como sentimos ao ver um recém-nascido. Uma vida nova é sempre promessa de bondade, pois toda pessoa carrega em si o dom da bondade. Mais: a bondade só se realiza através dos seres humanos.
Falei em ideia e sensação, todavia trata-se de uma oportunidade bem real: o inicio de um novo ano é o momento para se pensar na realização de coisas boas, aproveitando que todo o nosso ser se encontra aberto para a vida, para o recomeço.
Para tornar real o que pensamos é preciso primeiro a audácia para assumir que podemos tudo. Depois, ter claro um projeto de vida, com ênfase na clareza e não tanto no projeto, desde que ele envolva verdadeiramente a própria vida. Todo projeto de vida se inicia de um jeito simples: perguntando a si mesmo “O que eu quero este ano?”. O que eu quero este ano no meu trabalho; o que eu quero este ano na minha família, no meu relacionamento afetivo... O que eu quero este ano pra mim? Isto passará a ser um objetivo.
Depois é preciso procurar a resposta. Pode ser que seja apenas uma coisa, como pode ser que sejam duas ou três, ou mesmo inúmeras. O ideal é que sejam poucas, pois a simplicidade é sempre uma virtude e garantia de satisfação.
É importante ainda pontuar ações que colaborem para o alcance do objetivo proposto e prazos para realizá-las. Algumas coisas só acontecem quando estão no papel e coladas na parede. No final do ano é necessário parar e avaliar a realização, ou não, daquilo que foi proposto. Na medida em que se acostuma com este processo, é possível pensar em dois, três, cinco, dez anos futuros. 
Mas a vida não cabe num projeto, por melhor que ele seja. A vida é sempre dinâmica e imune a previsões. Às vezes, por mais que tentemos acertar, as coisas darão erradas, pois a vida também é complexa e cheia de detalhes que escapam aos nossos planos e nos fazem cegos diante do amanhã. E como isto é bom! Caso contrário, não teríamos aquela sensação tão prazerosa chamada esperança.

2 comentários:

  1. "Mas a vida não cabe num projeto, por melhor que ele seja" foi a melhor definição sobre a constante inconstância da vida... :) Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Melhor que Sócrates e ouso a dizer melhor que Chicó...

    ResponderExcluir