terça-feira, 7 de outubro de 2014

SURPRESA E BUSCA

  O que possibilita mudanças verdadeiras em nossas vidas é qualquer experiência ou situação que, a princípio causando uma espécie de assombro, aos poucos passa a significar um questionamento fundamental e profundo, exigindo uma resposta sensata e razoável. Cedo ou tarde, chegará (ou já chegou) um momento em que deixaremos de lado as coisas banais e supérfluas para avançarmos na busca da essência das coisas, principalmente de nós mesmos. Essa questão aparece sempre confusamente: “não sei dizer quem eu sou, de onde vim, para onde vou ou por que existo”. Não saber as respostas para tais perguntas não importa tanto assim. Basta tomarmos consciência delas e aprimorar o próprio pensamento, a fim de conduzirmos nossos próprios atos.
  Heidegger, um famoso filósofo, dizia que existem três situações que levam a pessoa a pensar sobre si mesma e a buscar o sentido das coisas: o desespero de quando se obscurece o sentido das coisas, a alegria da alma num momento de felicidade e a monotonia de uma vida vazia. A forma como conduzimos a vida indica quais destas situações significará o inicio da verdadeira mudança.

  Todo ser humano tem dentro de si o desejo de buscar algo novo, mas muitos não sabem o que buscar ou buscam coisas que não são importantes. Às vezes, experimentamos e buscamos várias outras coisas antes de buscarmos apenas aquilo que nos fará felizes de verdade. (Gilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário